quinta-feira, 5 de novembro de 2009

De Bauhaus à Cibercultura

Bauhaus – Artesanato e Tecnologia
A Escola de Design tinha como objetivo juntar o artesanato e as artes, dando uma nova aparência à arquitetura, a pintura e a escultura. E com toda essa diferença impulsionou o Modernismo. Os produtos eram funcionais e artísticos em cima da base tecnológica adquirida pela Revolução Industrial.

Pós-modernismo – Cultura de massa
Apesar de não ter se distanciado suficientemente dos "tempos modernos", o pós-modernismo apresenta uma massificação da cultura e tornou os indivíduos consumidores “livres”, conforme podemos observar, mas essa “liberdade” está influenciada pela mídia. Atribuindo mais valor a diferentes padrões estéticos, isso resultou em uma crise com a ética, formando indivíduos alienados e sem visão real de mundo.

Cibercultura – Dominação
Do envolvimento da telecomunicação com a informática resultam as novas tecnologias da informação e comunicação, cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Elas aproximam as pessoas através da internet e de outros dispositivos como o celular 3G e a TV Digital, dominando e manipulando grande parte das pessoas. Ao mesmo tempo fornecem à humanidade o direito de não mais se limitar ao espaço físico à sua volta, podendo assim conhecer lugares e se comunicar com pessoas até então inacessíveis.

Acredito que não pára por aí. A evolução é constante e o ser humano precisa estar preparado para acompanhá-la.

Danila Gomes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário