quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cidadão Kane




O filme trata-se de um longa-metragem produzido por Orson Welles em 1941, basiado na vida de um magnata chamado William Randolph Hearst. O mesmo conta a história de um menino pobre que acaba se tornando um dos homem mais rico do mundo, Chales Foster Kane.
Bom, certamente houve um impacto absurdo na época do lançamento do filme, assim como ainda há até hoje por denunciar toda a sujeira por trás do sistema jornalístico mundial. É só ver que todas essas críticas, toda essa sujeira que é percebida até hoje quando o assunto é jornalismo, onde uma TV se preocupa em levantar uma pessoa que era famosa e já não é mais em vez de mostrar uma notícia importante, a mídia se tornou "moda", o que der mais audiência ou enquanto der audiência ela transmite a informação, assim como o caso atualmente da Gripe Suina, foi decretado calamidade pública em Santa Catarina mais de cem pessoas mortas, mas a mídia transmitiu apenas 28, por ordem do governo, ainda existem casos, mas foi abafado porque está todo mundo saturado e falar sobre do Michael Jackson dá mais audiência. Por tanto, se esse filme fosse lançado hoje, haveria muita sujeira, muita briga política dentro dos canais de informação, muito egoismo a ser mostrado. E ainda assim acredito que com a coragem que Orson Welles teve em desmascarar o sitema jornalístico, hoje em dia vai ser díficil achar alguém.



Orson Welles representado no filme foi na vida real um cineastra norte-americano, diretor, roteirista, produtor e também ator. Foi diretor, co-roteirista, produtor e ator em "Citizen Kane". Welles inovou a estética do cinema com técnicas até então raríssimas nas produções cinematográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário