quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Forma e função

A forma segue a função?!

Forma é definida como um termo genérico usado para expressar a materialização de uma idéia e a função aparece como elemento que estrutura essa forma. Isso não significa que uma segue necessariamente a outra. O desejo do consumidor em sempre ter algo melhor é estimulante para criação de coisas novas com a mesma função e é neste ponto que o design entra para sofisticar, modificar e diferenciar a forma que tanto é influenciada, e um ponto importante são segui-las e não ficar preso sempre na mesma.

Modernismo

O objetivo era claro: quebrar padrões estéticos já existentes, deixar o tradicional de lado. Foi uma época de transformação junto com a liberdade de expressão. O passado só servia como fonte de inspiração. A arte representando o real de uma maneira moderna. No Brasil funcionava diferente, a guerra era contra tudo aquilo que impedisse a criação livre e o marco foi a semana de arte moderna em 1922 com os artistas influenciados pelo o que estava acontecendo na Europa que causou muita polêmica.

Emoção

Veio para fortalecer o movimento modernista, eles precisavam quebrar padrões e eles começaram a mexer com os sentimentos das pessoas, criar emoção nas suas artes. Então eles representavam a realidade com uma linguagem moderna.

Lidar com sentimentos e passar emoção para outras pessoas é complicado e o designer lida com isso o tempo todo. O sucesso do seu trabalho depende disso, causar a emoção certa. Na verdade para causar emoção dessa forma, depende muito de um conjunto estético. Isso é: cores, formas, linhas de expressão facial e corporal, tudo isso junto e bem trabalho em um conceito atinge a mente do leitor da maneira planejada.


por Eliezer Neto - 200810680

Nenhum comentário:

Postar um comentário