sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Locução Final

BAUHAUS
Primeira escola Alemã de Design, Artes plástica e Arquitetura fundada em 1919 pela fusão da escola Grão Duque e escola de Artes e ofícios. O objetivo era quebrar alguns tabus que separavam gêneros, visado algo moderno. Por ter sido uma época marcada pela guerra, paradigmas eram necessários para refletir uma nova era, dentro do Modernismo. Em 1933 a escola foi fechada, hoje, é mantida para realizações de palestras, seminários, workshops etc.
A Bauhaus foi uma das primeira escolas de Design no mundo, que influenciou muito no Modernismo, e em todas as artes em geral, como Design e Arquitetura. Foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, com o objetivo de fazer uma fusão da arquitetura com artes e artesanato.Com o fim da 1ª Guerra Gropius quis criar novos paradigmas que conseguissem representar o novo espírito de paz, desta nova época. Os paradigmas da bauhaus eram que os bens de consumo deveriam primar pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos.
PÓS MODERNISMO
Caracterizado pelo fim das metanarrativas que são verdades que justificam e explicam outras ‘’verdades’’ e um ponto interessante é que a ciência deixa de ser a fonte de verdade. Por enquanto, não existe uma data ou um marco certo que marca o início do Pós Modernismo, isso acontece porque ainda não teve distanciamento suficiente para que os historiadores perceberem tal fato que causou essa tal ruptura.Mudanças de pensamentos e técnicas aconteceram na segunda metade do séc. xx.A cultura de massa que é aquela direcionada para o grande público se destacou e conquistou o mercado, transformou as pessoas em consumidores. Outras culturas sofreram com repressão por não seguirem as ‘‘normas’’ cultas.Houve a massificação da cultura, a população tinha acesso a itens de baixa qualidade.Surge a partir de 1980 uma construção de ‘’Cultura em nível global’’, um processo de integração gerado pela ‘’fome’’ dos países desenvolvidos a querer sempre mais mercado. Multiplicidade, fragmentação e entropia são características marcantes dessa ‘’nova’’ cultura. Depois vem a crise da representação que teve como resultado a crise ética e estética porque os padrões utilizados para representar o real, estavam perdidos.
CIBERCULTURA
Trazem a população decorrente da internet e de meios como a TV Digital, manipulando parte das pessoas. Mas também dão as pessoas direito de não se limitar ao espaço físico conhecendo noos locais e se comunicandor com outras pessoas. As pessoas estão cada vez mais proximas de tudo que há no mundo. Estamos cada vez mais livres. Do envolvimento da telecomunicação com a informática resultam as novas tecnologias da informação e comunicação, cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Elas aproximam as pessoas através da internet e de outros dispositivos como o celular 3G e a TV Digital, dominando e manipulando grande parte das pessoas. Ao mesmo tempo fornecem à humanidade o direito de não mais se limitar ao espaço físico à sua volta, podendo assim conhecer lugares e se comunicar com pessoas até então inacessíveis.Acredito que não pára por aí. A evolução é constante e o ser humano precisa estar preparado para acompanhá-la.

sábado, 21 de novembro de 2009

Bauhaus | Pós Modernismo | Cibercultura

- Bauhaus
Como sabemos, Bauhaus foi uma grande escola de Arte e Design existentes no mundo todo sendo criada na Alemanha em 1919 afim de mostrar uma nova aparência nas coisas, como por exemplo na arte. Os seus produtos eram artísticos e funcionais. Porém em 1933 a escola foi fechada e hoje em dia funciona para eventos como palestras, entre outros.

- Pós-Modernismo
É o termo aplicado pelas transformações na arte e nas sociedades avançadas de 1950 até hoje, quando termina o modernismo.A cultura de massa é para o público que conquistou o mercado, mudando as pessoas em consumidores. Algumas culturas tiveram repressão por não acompanhar as normas cultos.Ocorreu também a massificação da cultura, sendo que a população podia ter acesso a itens de qualidade baixa. Foi marcado pela avanço tecnológico

- Cibercultura
Trazem a população decorrente da internet e de meios como a TV Digital, manipulando parte das pessoas. Mas também dão as pessoas direito de não se limitar ao espaço físico conhecendo noos locais e se comunicandor com outras pessoas. As pessoas estão cada vez mais proximas de tudo que há no mundo. Estamos cada vez mais livres.



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bauhaus - Pós Modernismo - Cibercultura

* Bauhaus *

Primeira escola Alemã de Design, Artes plástica e Arquitetura fundada em 1919 pela fusão da escola Grão Duque e escola de Artes e ofícios. O objetivo era quebrar alguns tabus que separavam gêneros, visado algo moderno. Por ter sido uma época marcada pela guerra, paradigmas eram necessários para refletir uma nova era, dentro do Modernismo. Em 1933 a escola foi fechada, hoje, é mantida para realizações de palestras, seminários, workshops etc


* Pós Modernismo *

Época marcada pelo fim das metanarrativas onde a alienação em uma única fonte de informação ou "verdade" é confrontada por outras opiniões. Foi marcada também pela aceleração tecnológica onde teve grande necessidade da intervenção de comunicação em massa, que foi um pouco retraída numa fase, pela censura.
Com isso tudo, nos transformamos em consumidores iguais e livres.


* Cibercultura *

Com o crescimento acelerado de novas tecnologias, apliou o leque de troca de informações, modernizando-as também. As pessoas estão cada vez mais proximas de tudo que há no mundo. Estamos cada vez mais livres.

Pós Modernismo

Caracterizado pelo fim das metanarrativas que são verdades que justificam e explicam outras ‘’verdades’’ e um ponto interessante é que a ciência deixa de ser a fonte de verdade.
Por enquanto, não existe uma data ou um marco certo que marca o início do Pós Modernismo, isso acontece porque ainda não teve distanciamento suficiente para que os historiadores perceberem tal fato que causou essa tal ruptura.
Mudanças de pensamentos e técnicas aconteceram na segunda metade do séc. xx.
A cultura de massa que é aquela direcionada para o grande público se destacou e conquistou o mercado, transformou as pessoas em consumidores. Outras culturas sofreram com repressão por não seguirem as ‘’normas’’ cultos.
Houve a massificação da cultura, a população tinha acesso a itens de baixa qualidade.
Surge a partir de 1980 uma construção de ‘’Cultura em nível global’’, um processo de integração gerado pela ‘’fome’’ dos países desenvolvidos a querer sempre mais mercado.
Multiplicidade, fragmentação e entropia são características marcantes dessa ‘’nova’’ cultura.
Depois vem a crise da representação que teve como resultado a crise ética e estética porque os padrões utilizados para representar o real, estavam perdidos.


Eliezer Neto
200810680

Bauhaus/Pós modernismo

BAUHAUS

A Bauhaus foi uma das primeira escolas de Design no mundo, que influenciou muito no Modernismo, e em todas as artes em geral, como Design e Ariquitetura.

Foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, com o objetivo de fazer uma fusão da arquitetura com artes e artesanato.

Com o fim da 1ª Guerra Gropius quis criar novos paradigmas que conseguissem representar o novo espírito de paz, desta nova época.

Os paradigmas da bauhaus eram que os bens de comsumo deveriam primar pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos.

O projeto de ensino era baseado em unir ates, produzir artesanato e tecnologia, e na liberdade de criação.

PÓS MODERNISMO

Pós-modernismo é a denominação aplicada às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950 até os dias de hoje, quando, por convenção, se encerrou o modernismo.

É caracterizada pelo fim de um grupo de “verdades” que eram chamadas de metanarrativas, e eles não se baseavam mais na ciência como fonte de verdades.

O pós-modernismo tem como algumas características a invasão da tecnologia, a revolução da comunicação e a informática. Na economia, tem o poder de seduzir os indivíduos para fins de consumo.

Vivendo num mundo de signos, prefere-se a imagem ao objeto, o simulacro ao real, o hiper-realismo, que expressa a perplexidade contemporânea.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

De Bauhaus à Cibercultura

Bauhaus – Artesanato e Tecnologia
A Escola de Design tinha como objetivo juntar o artesanato e as artes, dando uma nova aparência à arquitetura, a pintura e a escultura. E com toda essa diferença impulsionou o Modernismo. Os produtos eram funcionais e artísticos em cima da base tecnológica adquirida pela Revolução Industrial.

Pós-modernismo – Cultura de massa
Apesar de não ter se distanciado suficientemente dos "tempos modernos", o pós-modernismo apresenta uma massificação da cultura e tornou os indivíduos consumidores “livres”, conforme podemos observar, mas essa “liberdade” está influenciada pela mídia. Atribuindo mais valor a diferentes padrões estéticos, isso resultou em uma crise com a ética, formando indivíduos alienados e sem visão real de mundo.

Cibercultura – Dominação
Do envolvimento da telecomunicação com a informática resultam as novas tecnologias da informação e comunicação, cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Elas aproximam as pessoas através da internet e de outros dispositivos como o celular 3G e a TV Digital, dominando e manipulando grande parte das pessoas. Ao mesmo tempo fornecem à humanidade o direito de não mais se limitar ao espaço físico à sua volta, podendo assim conhecer lugares e se comunicar com pessoas até então inacessíveis.

Acredito que não pára por aí. A evolução é constante e o ser humano precisa estar preparado para acompanhá-la.

Danila Gomes Pereira

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CONTEUDO TOTAL

FORMA E FUNÇÃO

TUDO VIVE EM CONSTANTES MUDANÇA, HOJE EM DIA SEGUIMOS DETERMINADAS REGRAS SENDO ELAS CULTURAIS/FORMAS DE VIDA, LOCAL, TENDÊNCIAS ETC...NEM SEMPRE FUCIONAIS MAS, ATENDE A SOCIEDADE DE CERTA MANEIRA. UM EXEMPLO QUE VIVEMOS NO NOSSO DIA DIA, A IDEALIZAÇÃO FÍSICA IMPOSTA PELA MÍDIA. O CORPO "PERFEITO" NEM SEMPRE É PARA TODOS OS GOSTOS E BIOTIPOS.

MODERNISMO

O MODERNISMO FOI MARCADO PELA, MAIS UMA VEZ CITADA, CONSTANTE MUDANÇA, SEMPRE FUGINDO DO QUE SE DIZIA VELHO, ULTRAPASSADO..ONDE O MESMO, SERVIA DE INSPIRAÇÃO PARA NOVAS CRIAÇÕES.
MARCADO TAMBÉM PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO(ONDE A ARTE ERA EXPRESSADA SIMBOLICAMENTE NO SIMBOLISMO), NATUREZA(PINTURAS FEITAS AO AR LIVRE NO IMPRESSIONISMO), NOVAS EXPERIÊNCIAS, NA ARTE, LITERATURA, ARQUITETURA(PROJETOS DIFERENTES E QUE DESAFIAVAM O ABTUAL NA INDUSTRIALIZAÇÃO), DESIGN...

EXPRESSÃO E EMOÇÃO

PODEMOS PERCEBER DIFERENTES REAÇÕES DE ESTADOS DE EMOÇÃO ATRAVÉS DE MUDANÇAS FÍSICA, GERALMENTE FACIAL, MAS, QUE PODE SER REFORÇADA PELA EXPRESSÃO CORPORAL, CORES, TRAÇOS E TUDO Q ENVOLVE A IMAGEM.

KAROLINA CARLOS TOMAZ
200711826

Forma e função

A forma segue a função?!

Forma é definida como um termo genérico usado para expressar a materialização de uma idéia e a função aparece como elemento que estrutura essa forma. Isso não significa que uma segue necessariamente a outra. O desejo do consumidor em sempre ter algo melhor é estimulante para criação de coisas novas com a mesma função e é neste ponto que o design entra para sofisticar, modificar e diferenciar a forma que tanto é influenciada, e um ponto importante são segui-las e não ficar preso sempre na mesma.

Modernismo

O objetivo era claro: quebrar padrões estéticos já existentes, deixar o tradicional de lado. Foi uma época de transformação junto com a liberdade de expressão. O passado só servia como fonte de inspiração. A arte representando o real de uma maneira moderna. No Brasil funcionava diferente, a guerra era contra tudo aquilo que impedisse a criação livre e o marco foi a semana de arte moderna em 1922 com os artistas influenciados pelo o que estava acontecendo na Europa que causou muita polêmica.

Emoção

Veio para fortalecer o movimento modernista, eles precisavam quebrar padrões e eles começaram a mexer com os sentimentos das pessoas, criar emoção nas suas artes. Então eles representavam a realidade com uma linguagem moderna.

Lidar com sentimentos e passar emoção para outras pessoas é complicado e o designer lida com isso o tempo todo. O sucesso do seu trabalho depende disso, causar a emoção certa. Na verdade para causar emoção dessa forma, depende muito de um conjunto estético. Isso é: cores, formas, linhas de expressão facial e corporal, tudo isso junto e bem trabalho em um conceito atinge a mente do leitor da maneira planejada.


por Eliezer Neto - 200810680

Forma e Função - A função é simplismente a forma do dia-a-dia de todos nós, ou seja o que nós todos já estamos acostumados a ver e achar bonito. Ex: determinaram que a forma da mulher bonita, deve ser magrinha, ter um corpo definido, etc. mas isso foi uma função imposta pela mídia.
Na arquitetura isso acontece de forma parecida, mas varia muito em relação à cultura e a tradição.
O modernismo foi um conjunto de vários outros movimentis, que trouxeram o design e as artes em geral à metade do século XX.
O movimento queria mostrar o quanto as artes estavam ultrapassadas. O que eles queriam passar, era que as pessoas precisavam se adaptar ao novo, e enxergar a beleza nestas artes modernas.
A diferença do modernismo é que ele não se limitava quanto às artes anteriores, muito pelo contrário, se baseavam nas antigas obras para ampliar seus horizontes.
Houveram várias fases na Europa, guerras, reoluções, assim surgindo o movimento romântico para contrapor a toda essa ruindade, também surgiu o positivista e o racionista.
O impressionismo foi uma escola francesa que dava ênfase aos trabalhos ao ar livre, já o simbolismo foi o modo como eles mostraram que a linguagem é nada mais nada menos que um meio de linguagem simbólico.


EDUARDA FERREIRA CERQUEIRA
200811346
Forma e Função:
Como sabemos, no mundo atual tudo que vivemos segue uma certa regra para as mais variadas coisas que nele existe. Como por exemplo, se uma pessoa quer obter um corpo legal, ela seguirá um exemplo de um corpo (ex.: a menina sonha tem o corpo de capa de revista), porém não agrada todas as meninas sendo que cada uma tem uma opinião diferente. As coisas sempre mudam, de uma outra para outra surge novas tendências, regras... não é o caso de atender todas as pessoas, mas geralmente atende a grande maioria.

Modernismo:
O Modernismo trouxe uma nova e ampla visão no aspecto cultural da sociedade. O objetivo maior era fazer com que as pessoas tivessem uma visão sobre o novo, e deixasse de lado tudo o que era ultrapassado. Assim, o novo toma conta da cultura e entram na vida das pessoas. Eles buscavam bases nas obras passadas para ampliar horizontes e fazer algo moderno. No Brasil,
foi num período marcado por guerra, impediam a criação do "livre".

Expressão e Emoção:
Quando olhamos para um rosto, vimos qual sentimento a pessoa está. Isso se dá graças as linhas faciais, ou melhor, os traços no rosto onde vimos sua expressão facial ou corporal. O medo, dor, alegria, tristeza são algumas nas quais são fáceis de se perceberem. O designers precisam saber lidar com emoções, pois muitas das vezes, são necessárias mostrarem em seus trabalhos e projetos em formas, cores, etc.


Por Lucas Pamplona - 200810118

Conteúdo da disciplina

FORMA E FUNÇÃO
O princípio do design funcionalista, associado à arquitetura, ao design moderno do século XX é a forma seguindo a função. A escola de design Bauhaus teve grande influência nesse sentido. No início desse processo o funcionalismo foi muito importante para afastar conceitos antiquados sobre a forma e desenvolver uma estética compatível com a indústria em geral. E o princípio do design funcionalista continua se realizando plenamente em alguns setores.
MODERNISMO
o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a idéia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso".
SENSAÇÃO ESTÉTICA: EMOÇÃO
Bom sensação estética faz relação com o que você sente ao ver uma determinada imagem. O que aquilo representa pra você, o que te chama a atenção e o qual a emoção que te faz sentir.
As sensações são transmitidas através dos traços, das cores, formas e contexto contidos nas imagens.
Danila Gomes Pereira

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Bom... No meu ponto de vista, ao ver as imagens, meus sentimentos foram assimilados de alguma forma com alguns capítulos em minha vida. Algumas das imagens nem saberia definir uma palavra, e sim um história que explicaria exatamente o que vimos nas fotos mostradas. Mas algumas outras, são explícitos os sentimentos demonstrados. Pelo modo como o rosto expressa, as linhas da testa e do rosto em geral, o fundo q nos ajuda a perceber ainda mais o sentimento.
A definição da imagem para um designer é muito importante, mas mais importante que isso, é fazer com que o público consiga definir exatamente oq queremos passar nas imagens, propagandas, etc.



Esta foto me chama atenção, pois mostra a inocência de uma criança, alegre, se divertindo, e nao sabendo oq estava acontecendo, qndo por um momento um objeto estranho apareceu em sua frente(camêra fotografica), e ela se encantou, fazendo assim com que alguém tirasse a foto no exato momento de sua descoberta e admiração.


Eduarda Ferreira Cerqueira

200811346

Emoções através de elementos estéticos

Percepção é um ponto importante e interessante a ser debatido. Ler uma imagem é fundamental para ser um designer, pois vamos lidar com signos todo o tempo e com isso causar sentimento nas pessoas. Então o domínio dessa leitura vai ser de grande importância quando quisermos passar algo para alguém através de imagens.
É incrível como que cada imagem, cada expressão, às vezes, até semelhantes nos causa sentimentos diferentes. Medo, amor, aflição, conforto, companheirismo, prazer, são inúmeros sentimentos causados através de expressões faciais, expressões corporais, contraste de cores e formas. O mais interessante é de que como isso é sentido pelas pessoas, suas reações e atitude quanto a percepção, na maioria das vezes sensações semelhantes. Padrões estéticos já foram criados e quando algo foge desse ‘’padrão’’ nos sentimos incomodados como foi o exemplo do quadro da Monalisa, ao vermos ela de cabeça para baixo.
Todo esse conceito acima foi muito bem debatido em sala de aula. As diferentes imagens com diferentes expressões faciais e corporais, contraste de cores e formas me despertou emoções distintas. Como a própria frase diz uma imagem vale mais que mil palavras.



Preocupação e tristeza. É o que eu sinto ao perceber esta imagem.

O contraste entre o preto e o branco, a posição da mão na cabeça como se fosse um ''meu Deus o que eu faço agora?'', a expressão séria, o ambiente sombrio. Foram esses ponto que me chamaram a atenção nesta imagem.

Postado por Elizer Neto - 200810680

Emoções através de Elementos Estéticos

A emoção é mostrada através de mudanças físicas,
comportamentais etc
Uma forma muito bem representada numa imagem
é a mudança facial, assim bem enfatizada nas
imagens mostradas em aula.
Mas, como o
sentimento é bem complexo,
uma imagem pode passar vários estados de
sentimento além do que realmente quer passar.


Nessa imagem eu quis fugir da expressão facial que é muito usada.
Aqui vi um sentimento que está dentro do nosso cotidiano.
A saudade pode ser bem representada, através da dor da perda,
desvinculo, despedida, distância, mudança...não necessariamente
levada pela morte.

KAROLINA CARLOS TOMAZ
200711826

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Emoções através de Elementos Estéticos


As fotos mostradas mostram situações diferentes em que uma pessoa qualquer pode sentir a qualquer momento de sua vida. O medo, aflição, prazer, força foram as emoções que consegui enxergá-las de um modo melhor e rápido. Outra emoção que as fotos demonstram bem é a raiva, onde eu percebi que certas imagens diferentes fotos dpercebe-se claramente essa emoção.
No quadro da Monalisa que aparece em diferentes ângulos, causa uma certa "aflição" quando olhamos, pois sabemos que original não é assim como está sendo mostrado.


A foto mostrada ao lado, idealiza emoções, tanto como rir e chorar.
Essas famosas máscara (que lembram teatro) para mim
retrara bem
o que estamos analisando sobre essas emoções.
Nota-se que são duas
emoções fácil de ser ver no nosso dia a dia.





Lucas Pamplona de Almeida
200810118

Emoções através de elementos estéticos


Na maioria dos casos apresentados em aula, o que senti demonstrada nas imagens, foi através dos traços faciais, dos gestos, das cores, e formas. Cada emoção apresentada ali, nos remete uma sensação, de desconforto como as fotos invertidas de Monalisa, de susto, medo, aflição, prazer apresentados nas outras fotos com elementos estéticos.


Essa foto no entanto me desperta cuidado, companheirismo, segurança, através do gesto, da ideia que passa de um filho segurando na mão do pai. A imagem me emociona não somente pela estética mas por despertar experiências que trago dentro de mim.

Danila Gomes

Cidadão Kane




O filme trata-se de um longa-metragem produzido por Orson Welles em 1941, basiado na vida de um magnata chamado William Randolph Hearst. O mesmo conta a história de um menino pobre que acaba se tornando um dos homem mais rico do mundo, Chales Foster Kane.
Bom, certamente houve um impacto absurdo na época do lançamento do filme, assim como ainda há até hoje por denunciar toda a sujeira por trás do sistema jornalístico mundial. É só ver que todas essas críticas, toda essa sujeira que é percebida até hoje quando o assunto é jornalismo, onde uma TV se preocupa em levantar uma pessoa que era famosa e já não é mais em vez de mostrar uma notícia importante, a mídia se tornou "moda", o que der mais audiência ou enquanto der audiência ela transmite a informação, assim como o caso atualmente da Gripe Suina, foi decretado calamidade pública em Santa Catarina mais de cem pessoas mortas, mas a mídia transmitiu apenas 28, por ordem do governo, ainda existem casos, mas foi abafado porque está todo mundo saturado e falar sobre do Michael Jackson dá mais audiência. Por tanto, se esse filme fosse lançado hoje, haveria muita sujeira, muita briga política dentro dos canais de informação, muito egoismo a ser mostrado. E ainda assim acredito que com a coragem que Orson Welles teve em desmascarar o sitema jornalístico, hoje em dia vai ser díficil achar alguém.



Orson Welles representado no filme foi na vida real um cineastra norte-americano, diretor, roteirista, produtor e também ator. Foi diretor, co-roteirista, produtor e ator em "Citizen Kane". Welles inovou a estética do cinema com técnicas até então raríssimas nas produções cinematográficas.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Antoni Gaudí


Antoni Placid Gaudí i Cornet foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão.

Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica e da arquitetura catalã tradicional.

Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade. Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.

Gaudí buscou um estilo próprio e se quisermos citar exemplos desse estilo as casas Batló e Milá serão certamente as que nos acudirão ao espírito. De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes. A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo expiatório da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência.

Uma das mais fortes influências que recebeu foi a de Viollet-le-Duc através do qual conheceu parte do seu gótico inspirador. Morreu aos 72 anos, vítima de atropelamento.

Por:Lucas Pamplona
200810118

Pierre Bonnard

Pierre Bonnard (3 de Outubro de 1867 23 de Janeiro de 1947) foi um pintor francês


Pierre Bonnard foi um notável artista na parte de ilustração do art nouveau.

Por mais que não parecesse que se tornaria um artista, Bonnard bateu de frente quanto as vontades de seu pai, um grande chefe de negócios do ministério da guerra.

Bonnard deveria se formar em direito, para cumprir com os desejos de seu pai, mas não satisfeito, após dois anos em Paris, se inscreveu em várias academias de arte, dando inicio aí, sua grande carreira, sim! Como artista do art nouveau!

Em uma das academias, formou-se um grupo de vários grandes artistas, cujo nome dado foi grupo nabis.

Daí então começou a fazer exposições, na qual a primeira foi em 1893, e já trabalhava e expunha com grandes artistas da época como Toulouse-Lautrec. Além de também ter trabalhado com ilustrações para revistas.

Viajou pela Europa, fez grandes descobertas, em 1924 fez sua primeira grande retrospectiva, e ganhou duas vezes o prêmio Carnegie.

Um ano depois, se casou com Marie Boursin, que também foi modelo de algumas de suas obras.

Dois artistas sempre se destacavam no grupo nabis, e um deles sem sombra de dúvidas era Bonnard, pois suas pinturas eram as mais interessantes.


Ele tinha o dom de captar mínimos detalhes, e ao mesmo tempo nos tocar com um efeito emocional em suas pinturas.


Algumas de suas pinturas nada mais eram do que experimentações, quanto a variação das cores sob a luz. O resultado de suas pinturas à óleo é um aspecto de tranqüilidade, delicadeza e ao mesmo tempo um intimidade incrível, daí passando o tal efeito emocional.




EDUARDA FERREIRA CERQUEIRA


200811346

Henri de Toulouse-Lautrec

Art Nouveau (Arte Nova) - Um estilo artístico que quebrou as tradições que até então tinha em excesso tanto na arte quanto na arquitetura. Estilo estético de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Desenvolvido na Europa a parti do final do século XIX, foi um estilo voltado para as originalidades das formas sem se preocupar com as tradições estéticas. Quanto as formas dos objetos decorativos, elas ficaram curvilíneas. Portanto esse estilo teve principal influência sobre a arte decorativa do início do século na qual grandes nomes se utilizaram deste estilo, como por exemplo o pintor e designer gráfico Henri de Toulouse-Lautrec.

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.
Nasceu em Albi, França, em 24 de novembro de 1864, De família aristocrática, recebeu educação artística até os 14 anos quando sofreu um acidente e quebrou o fêmur esquerdo. Menos de um ano depois, quebrou o direito. Dedicou-se então cada vez mais à pintura.
Montou um estúdio particular na década de 1880 e passou a freqüentar os teatros e cabarés dos bairros de Paris, que se tornaria fonte de inspiração em suas obras.
Ao contrário dos impressionistas, demonstrou pouco interesse pelas paisagens e dedicou-se aos interiores. As obras mais famosas são as "Moulin Rouge", "Au salon de la rue des Moulins" e inúmeros retratos.
O estilo pessoal de Toulouse-Lautrec, de linhas livres e onduladas e cores intensas em combinações rítmicas, sugerem movimento. As figuras são situadas na tela de forma a que as pernas não fiquem visíveis. Interpretada como reação à condição física do próprio artista, essa característica elimina a obviedade do movimento, que passa a ser apenas sugerido.
A simplificação do contorno e o uso de grandes áreas em uma só cor eram características dos cartazes, que estão entre suas obras mais significativas. A partir de 1892, dedicou-se à litografia. Entre as mais de 300 que produziu, destaca-se a série Elles, sobre a vida em bordéis.
O surgimento da série coincidiu com a deterioração de seu estado físico e mental. Entregou-se ao alcoolismo. Em 1899, após grave colapso nervoso, passou alguns meses num sanatório mas, no ano seguinte, voltou a beber.
Henri de Toulouse-Lautrec morreu no castelo de Malromé, Gironde, França, em 9 de setembro de 1901. Apesar da excepcional popularidade de seus cartazes publicitários, como os que fez para Aristide Bruant, Jane Avril, May Belfort e outros artistas, além das numerosas litografias, só posteriormente reconheceu-se a importância de sua obra, que prefigurou revolucionários movimentos artísticos do Século 20, como o fauvismo, o cubismo e o expressionismo.


Por: Eliezer Neto

Gustav Klimt

Gustav Klimt
(Baumgarten, Viena, 14 de Julho de 1862- Viena, 6 de Fevereiro da 1918) foi um pintor simbolista austríaco.

Klimt foi o segundo dos sete filhos de Ernst Klimt (1832-1892), gravador de profissão, pertencente a uma família de agricultores da Boêmia, e de Anna (Flinster) Klimt (1836-1915), natural de Viena. Seus irmãos eram Klara (1860-1937), Ernst (1864-1892), Hermine (1865-1938), Georg (1867-1931), Anna (1869-1874) e Johanna (1873-1950).

Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena.


Masturbação feminina

As últimas obras de Klimt voltam-se para um lado mais erótico,
claramente assumido. No seu atelier passeiam-se sempre algumas modelos nuas que ele observa e vai desenhando. Daí resultam mais de 3000 desenhos. Disso são exemplo os desenhos das suas modelos em poses e atitudes mais intimas: "Mulher sentada com as coxas abertas", "Adão e Eva", "A Noiva"” e "Masturbação feminina ". Na época acusaram Klimt em Ornamentação e Crime do seu exagero erótico. Para Klimt, a ornamentação enriquece o real.

Fontes:http://www.fashionbubbles.com/2007/art-nouveau-ou-art-deco/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustav_Klimt

Karolina Carlos Tomaz
200711826

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Eliseu Visconti

Eliseu Visconti (1866-1944)
Nasceu na região italiana da Campânia, foi para o Brasil entre 1873 e 1875. A Visconti e sua família instalou-se no Rio de Janeiro, onde estudou no Liceu de Artes e Ofícios (1883) e na Academia Imperial de Belas Artes (1885). Foi discípulo de Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli, José Maria de Medeiros e Victor Meirelles.
No Brasil, Eliseu Visconti, um dos mais importantes artistas do século XX, foi quem trilhou os primeiros passos do desenho aplicado às indústrias e às artes gráficas. Visconti produziu selos, cartazes, projetos de pratos e de jarros para serem executados em cerâmica, vitrais, marchetaria, luminárias, ex-libris, estamparia de tecidos e papel de parede, dando os primeiros passos para o surgimento de uma profissão décadas mais tarde - o designer.
Danila Gomes 200811968

sexta-feira, 21 de agosto de 2009